(Imagem: reprodução ESCSFM)
Considerada unanimemente como uma das mais belas do mundo, há um mês atrás a já centenária Livraria Lello & Irmão tomou uma decisão bastante polémica, capitalizar as cerca de 5 mil visitas diárias e vender vouchers de 3 euros aos visitantes ocasionais e de 10 euros aos regulares (válidos por um ano e extensíveis a quatro elementos da família), sendo, obviamente, dedutíveis em qualquer compra dentro da livraria,
Um mês passado sobre a mudança fizeram as contas às alterações e os números só parecem confirmar o sucesso da nova estratégia.
As filas intermináveis com turistas à porta da livrariam não abrandaram. Apesar de o espaço ter perdido mil visitantes diários, por outro lado, a venda de livros mais do que duplicou (subiu 135% para 600 por dia) e o dinheiro cobrado só com a venda de vouchers rendeu 10.500 euros de faturação diária!!!
O prestígio da livraria que inspirou J. K. Rowling, a autora da saga Harry Potter, e que desde 2003 foi considerada pelo Estado português como monumento de interesse público, não cessa de aumentar dentro e além-fronteiras e facilmente se percebe porquê.
(Imagens: Reprodução Facebook Livraria Lello)