O Brasil foi o anfitrião da IX Reunião de Ministros de Turismo da CPLP, com o tema “Os desafios da implementação da agenda 2030 nos países da CPLP“, onde um dos focos centrais foi a promoção do desenvolvimento sustentável turístico nos países de língua portuguesa.
Os oitos Estados presentes assinaram a Declaração de Foz do Iguaçú, que reforça o compromisso com a Agenda 2030 da ONU e a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com os números 8, 12 e 14.
Os Ministros assumiram também que cada um dos países membros da CPLP tem o dever de promover o desenvolvimento social e económico bem como promover discussões sobre cultura, trabalho infantil e poluição dos oceanos.
A CPLP vai envidar esforços para aprovar o seu Plano Estratégico de Cooperação em Turismo, que será levado a ratificação na XXII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, a realizar-se em Brasília, ainda este mês. Isto sem contar com a proposta no sentido de aprovar o Plano de Ação da Reunião de Ministros do Turismo da referida organização, para o biénio 2017-2019.