Conexão Lusófona

CE-CPLP destaca oportunidades para as empresas portuguesas nos países africanos

(Imagem: Reprodução Rumo)

 

Salimo Abdula, presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa salientou nas segundas jornadas empresariais da CPLP, que a realidade angolana e moçambicana são exemplos que representam uma oportunidade para as pequenas e médias empresas portuguesas que queiram fazer parcerias com empresários locais no ambiente de negócios em língua portuguesa.

 

Os dois países citados estão inclusive sendo alvos de intervenção do FMI (Fundo Monetário Internacional), que na óptica de Salimo, devem ser interpretadas como etapas a ser aproveitadas para fazer as mudanças da gestão pública e para o setor privado se aprimorar na governação dos seus negócios.

 

As dificuldades económicas e financeiras por que passam os dois países africanos de língua portuguesa, propicia a necessidade de os potenciais investidores terem capital já que os países vão estar muito mais abertos a oportunidades, particularmente para tudo que for a substituição de importações.

 

Absorver a transformação das matérias-primas para poderem fazer face à carência das divisas é o foco central desses países, uma oportunidade que pode e deve ser aproveitada pela oportunidade para as PME portuguesas, segundo Salimo Abdula.

 

Uma ação que sugere ser desenvolvida em parceria com empresários locais e usando as matérias-primas no setor agroindustrial, no setor dos serviços e turismo, que além de fazerem negócios, possam também contribuir para a estabilidade e o crescimento interno desses países.

Exit mobile version