Em protesto para a criação de medidas mais efetivas contra o aquecimento global, artistas espalharam pela capital francesa mais de 600 anúncios falsos sobre o tema.
A manifestação acontece durante a realização da COP21 Climate Conference, maior fórum sobre economia sustentável do mundo, que foi estabelecido em 2007 com o objetivo de gerar uma conscientização por parte das indústrias e também da população sobre o uso consciente dos recursos naturais do planeta.
A organização britânica Brandalism (da qual artistas como Banksy fazem parte) organizou um protesto inovador contra a hipocrisia das grandes marcas que patrocinam o evento, incluindo companhias de energia, montadoras de carros e linhas aéreas, muitas entre as indústrias que mais emitem gases poluentes na atmosfera – e por isso, teriam “interesse” em participar das negociações feitas no COP21.
Passeatas e outras atividades públicas em massa durante a cúpula da ONU foram proibidas na França por medidas de segurança após os últimos ataques terroristas. Então, a solução encontrada foi cobrir a cidade com as “propagandas” para reivindicar um novo acordo entre os líderes mundiais da COP21.
Na ação, mais de 80 artistas de 19 países se reuniram para criar anúncios falsos para Air France, Dow Chemicals, GDF Suez e Volkswagen, alertando a população sobre a divergência entre a comunicação e o processo de produção dessas marcas, que tentam se posicionar como “amigas do meio ambiente”.
Brandalism é o maior movimento anti-propaganda do mundo que, desde 2012, tem como objetivo protestar contra a poluição visual e a apropriação do ambiente público como espaço publicitário para grandes corporações.
Assista aos bastidores da ação: