É já amanhã, dia 6 de dezembro (2018), que se vai realizar a conversa aberta promovida pela Comissão Mulher no Desporto do Comité Olímpico de Cabo Verde (COC). O encontro tomará lugar no Auditório da Federação cabo-verdiana de Futebol, na cidade da Praia. O objetivo passa por discutir a condição da mulher desportista e o assédio moral e sexual no Desporto nacional. A apresentar o evento estará a procuradora da República, Mara Dantas.
De acordo com as informações divulgadas pela agência noticiosa Inforpress, a conversa, intitulada “Assédio no Desporto: refletir para prevenir, um olhar à luz da lesgislação”, insere-se nos 16 dias de ativismo promovidos pela ONU Mulheres. Esta iniciativa internacional tem por base a luta pelo fim da violência contra meninas e mulheres.
“Uma das práticas nocivas que ocorre no desporto é o assédio, seja moral, seja sexual. Não sendo conhecido publicamente nenhum caso e não havendo estatísticas do assédio no desporto, é, ainda assim, necessário que se fale do tema considerado tabu na nossa sociedade”. Comissão Mulher no Desporto
VEJA TAMBÉM
- Maya Gabeira “foi na onda” e finalmente entrou para o Guinness
- O que falta para o recorde feminino de Maya Gabeira na Nazaré ser reconhecido
- Lusófona oferece bolsa de 100% em Doutoramento para Educação Física e Desporto
Considerando o desporto um elemento fundamental para a formação individual, a Comissão assinala o impacto positivo que este tem socialmente. O diálogo acerca da presença feminina nas práticas desportivas deve debruçar-se sobre as atletas, mas, também, sobre cargos técnicos. Relembramos que, em março de 2017, a presidente do COC afirmou que apenas 10% das associações regionais desportivas eram lideradas por mulheres.