Comércio Brasil-Portugal cresceu quase 50% em 2018
De acordo com as informações divulgadas pela Macauhub, os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro apontam um crescimento de 45,8% nas trocas comerciais entre Brasil e Portugal, até outubro deste ano (2018) e comparativamente ao período homólogo. Em valores monetários, este crescimento traduz-se em 1.5 mil milhões de dólares (mais de 1.3 mil milhões de euros).
Entre janeiro e outubro, os produtos brasileiros a entrar em Portugal subiram 49,6%, ou seja, atingiram os 1.283 mil milhões de dólares (mais de 1.100 mil milhões de euros). Por sua vez, as exportações portuguesas para o Brasil, durante o mesmo período, cresceram 27,7%, o que se traduz em 231,593 milhões de dólares (mais de 205 milhões de euros). Os produtos que alimentam esta troca são o azeite, os óleos lubrificantes sem aditivos, os vinhos e o bacalhau, que chegam ao Brasil vindos de Portugal, bem como a soja, o açúcar, as madeiras e os laminados de ferro e aço, que chegam ao território português vindos do brasileiro.
Podemos considerar que o Brasil saiu a ganhar com as suas exportações, uma vez que registou vendas de 113,3 mil milhões de dólares (mais de 118,2 mil milhões de euros) e compras de 75,4 mil milhões de dólares (mais de 66 mil milhões de euros) – o que lhe dá um excedente de 37,9 mil milhões de dólares (mais de 33,5 mil milhões de euros).
VEJA TAMBÉM
- Comércio entre a China e países de língua portuguesa não é saudável
- A brasileira que quer revolucionar o comércio eletrónico em Portugal
- CPLP quer aumentar “os fluxos de comércio e de investimento” entre os Estados-membros
É importante assinalar que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entidade responsável pela divulgação destes dados, será incorporado no futuro Ministério da Economia (atual Ministério da Fazenda) -, tal como o Ministério do Planeamento e partes do Ministério do Trabalho. A reforma do Ministério da Fazenda, agora comummente apelidado pela imprensa de “superministério“, chega pelas mãos de Jair Bolsonaro, o novo presidente brasileiro, que tomará posse no primeiro dia do próximo ano (2019).
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.