Está à procura de um paraíso perdido e/ou ainda não sabe o que fazer nas suas próximas férias? A Ásia é a direção! Com a ajuda do portal Visit East Timor, damos-lhe cinco razões pelas quais você deveria conhecer Timor-Leste:
1. É o mais novo país da Ásia para descobrir
Timor-Leste é o país mais jovem da Ásia. Após integrar o império português por 500 anos, esteve sob controle indonésio por outros 24. Apesar disso, os timorenses mantiveram as suas formas de ver o mundo, as tradições de seus antepassados e, o que é mais preciosos, os seus sorrisos.
Com muitos “spots” inexplorados e um magnífico tesouro natural, é um país a não perder para todos os aventureiros e amantes da natureza.
2. Praias lindas e desertas
Timor-Leste é um país ainda a ser descoberto pelo turismo. Por este motivo, são inúmeras as praias desertas, logo, a sensação de ser a primeira pessoa a desbravar as areias não será desconhecido de quem visitar as praias timorenses. As estradas são lentas, mas se isso não for impedimento, sair da capital e conduza ao longo da costa em busca de seu próprio canto do país.
3. Um dos melhores cafés do mundo
Com 46% da renda dependendo da produção de café, Timor-Leste alcançou um produto de primeira qualidade, com um sabor único entre os produzidos na região.
4. Mergulho em torno dos recifes intocados
As águas calmas da Ilha de Ataúro são perfeitas para explorar a beleza do mar timorense. Com uma enorme variedade de recifes de coral, você encontrará espécies desconhecidas e já famosas, como o famoso peixe-palhaço, do filme “Procurando Nemo”.
5. Mercados locais tradicionais
Os mercados tradicionais são uma visita obrigatória em Timor se você quiser sentir a proximidade e se envolver com os moradores. De acessórios para sapatos e bolsas até brincos, anéis ou pulseiras, a variedade é imensa e a dificuldade será escolher.
Os mercados de alimentos são também um programa impreterível. Lá, você vai encontrar os produtores locais com todos os tipos de frutas e legumes frescos: abacate, anona, mamão e manga são deliciosos e frescos, com destaque para o inusitado jambo e a abundante água de coco fresca.