Cientistas brasileiras entre as vencedoras dos prémios For Women in Science da Unesco
(Imagem: Reprodução PR Newswire)
Duas cientistas brasileiras estão entre as vencedoras dos prémios For Women in Science da Unesco
Thaisa Storchi é uma investigadora e professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que venceu o prémio principal dos For Women in Science Awards (Prémios Pelas Mulheres na Ciência), atribuídos pela Unesco em conjunto com a Fundação L’Oreal que visam homenagear as mulheres que mais contribuíram para o progresso científico ajudando a mudar, explicar e moldar o mundo, em cinco regiões do globo: Africa e Estado Árabes, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte.
O trabalho excepcional que levou ao reconhecimento da agência das Nações Unidas para a cultura, versa sobre buracos negros. Thaisa foi a primeira cientista a demonstrar que gás e poeira podem ser absorvidos e que a matéria pode escapar aos buracos negros.
Para além do prémio principal são ainda distinguidas a nível mundial 15 jovens e promissoras cientistas pelo trabalho brilhante que têm desenvolvido. Foi nessa categoria que foi distinguida a investigadora e professora na Universidade Federal de Goiás, Carolina Horta Andrade, pelos seus estudos na área da química medicinal e sobretudo, pelo desenvolvimento de medicamentos mais baratos e eficazes no combate à leishmaniose.
Os prémios foram instituídos em 1998, são uma forma de incentivar mais mulheres a optar pelo ramo científico, uma vez que hoje em dia apenas 30% dos investigadores são do sexo feminino.
A entrega dos prémios ocorrerá no dia 18 de março na Universidade da Sorbonne em Paris.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.