Relacionar Angola e Surf pode não ser habitual…ainda!
Este cenário poderá mudar nos próximos tempos pois existe uma região no país que tem ganho protagonismo e elogios rasgados de todos os que gostam deste desporto e já tiveram a oportunidade de experimentar.
Surf in unbelievable Angola ? FULL video link in BIO ?
A post shared by bananoworld (@bananoworld) on
Já ouviram falar de Cabo Ledo? A 120 km do sul de Luanda, este destino passou a ser nos últimos anos o lugar obrigatório para todos aqueles que gostam de surfar e por norma vivem na capital angolana.
Cabo Ledo – Angola from ilusionmedia on Vimeo.
O grupo Zona Radical África foi saber mais detalhes sobre a historia do surf nesta região que foi um dia terra de militares.
Caboledo – Free Surf from Zona Radical ÁFRICA on Vimeo.
Segundo informações, num dia bom, as ondas são muito longas, por vezes tubulares, levantando a um metro na ponta leste da baía de Cabo Ledo. Abrem para a esquerda, por mais de 500 metros, até terminarem na areia perto de umas barracas do exército no meio da baía.
O portal Rede Angola reforça que em sites de surf internacionais, as ondas de Cabo Ledo têm categoria mundial e são ideais para quem quer aprender a arte dos desportos aquáticos de prancha. A praia está já referenciada como um dos “spots” de visita obrigatória.
Surfistas Cabo Ledo from Zona Radical ÁFRICA on Vimeo.
Os locais dizem que é uma das ondas mais longas no mundo. A reportagem acima dá a conhecer os surfistas de Cabo Ledo que têm divulgado a modalidade junto dos que têm curiosidade em aprender, incluindo muitos jovens e crianças da região.
Resta saber como é que o governo angolano irá promover esta modalidade no país, que pode ajudar a afirmar Angola enquanto destino turístico de surf como tem acontecido recentemente em Portugal.