Com um material produzido à base de açúcares e desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cientistas querem reduzir o tempo de decomposição do plástico de uma centena de anos a 30 dias.
São películas finas, resistentes e biodegradáveis feitas à base de substâncias naturais provenientes da agricultura e da agroindústria brasileira, que em breve poderão em breve ser usados para transportar compras de supermercados ou para empacotar biscoitos, chocolates, balas, entre outros produtos alimentícios. O produto é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Nanotecnologia da Embrapa.
O coordenador do estudo, Luiz Henrique Mattoso, explicou ao portal UOL que o produto é produzido com polissacarídeos, moléculas de açúcares. De acordo com ele a fabricação é mais econômica porque utiliza temperatura e pressões menores do que os sintéticos economizando energia e tempo (o processo total leva apenas 6 minutos, contra um mínimo de 24 horas do processo de produção do plástico “tradicional”).