Brasileiros criam plástico que se decompõe em apenas 30 dias
Com um material produzido à base de açúcares e desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cientistas querem reduzir o tempo de decomposição do plástico de uma centena de anos a 30 dias.
São películas finas, resistentes e biodegradáveis feitas à base de substâncias naturais provenientes da agricultura e da agroindústria brasileira, que em breve poderão em breve ser usados para transportar compras de supermercados ou para empacotar biscoitos, chocolates, balas, entre outros produtos alimentícios. O produto é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Nanotecnologia da Embrapa.
O coordenador do estudo, Luiz Henrique Mattoso, explicou ao portal UOL que o produto é produzido com polissacarídeos, moléculas de açúcares. De acordo com ele a fabricação é mais econômica porque utiliza temperatura e pressões menores do que os sintéticos economizando energia e tempo (o processo total leva apenas 6 minutos, contra um mínimo de 24 horas do processo de produção do plástico “tradicional”).
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.