Certamente vez já ouvimos falar de sismos ou terramotos em alguma parte do mundo. Se estes cenários geológicos nunca decorreram no país onde residimos, com certeza que já acompanhamos a sua ocorrência em algum outro país, com maior ou pequena magnitude.
Neste campo, normalmente é difícil saber com que precisão e quando é que os fenómenos podem ter lugar, pois, não existe um método universal e consensual entre os estudiosos. Foi a pensar nisto que Aroldo Maciel, residente no Chile há 22 anos, se tornou celebridade por conseguir prever a ocorrência de sismos.
Desde 2012, Aroldo Maciel desvendou de forma antecipada dez sismos, todos com uma magnitude de 10 graus na escala de Richter, o que faz dele uma verdadeira celebridade entre os chilenos e nas redes sociais onde publica as suas previsões sobre a ocorrência de sismos.
O que mais espanta as pessoas é que Maciel nunca estudou este campo de conhecimento. Tudo sucedeu de forma espontânea quando lia sobre monitoria de tremores de terra num site na Internet. A nova ”estrela do Chile” não pretende enriquecer com o seu talento, mas ajudar a reduzir fatalidades ocasionadas pelos sismos.