Brasil terá a primeira estação de metrô alimentada por energia solar da América Latina
(Imagem: Paulo Barros, Divulgação Metrô-DF)
O Brasil terá, a partir de setembro, a primeira estação de metrô autossuficente em energia da América Latina. É o que promete um projeto desenvolvido pelo Metrô do Distrito Federal, em parceria com uma empresa chinesa.
Placas fotovoltaicas serão instaladas na estação de Guariroba, em Ceilândia (Distrito Federal). A energia captada a partir das placas solares vai abastecer todo o sistema elétrico da estação (como a bilheteria e as plataformas), mas não os trens. A produção excedente será vendida à Companhia Energética de Brasília (CEB).
– A Estação Guariroba será a quarta no mundo totalmente autossuficiente em termos de energia elétrica e será um exemplo na América Latina. Milão, Nova Iorque e Nova Deli já têm estações com placas fotovoltaicas – afirmou o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado em comunicado oficial.
Após um período de testes, a ideia é estender a captação e geração de energia solar para as outras 23 estações do Distrito Federal.
Ainda não há uma estimativa da quantidade de energia que deve ser produzida, mas a empresa avalia que pode reduzir os gastos com eletricidade em até 20% quando o sistema estiver funcionando nas demais estações.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.