Brasil tem primeira escola pública bilíngue português-mandarim
(Imagem: Divulgação)
A partir deste ano, 72 alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro têm a oportunidade de estudar na única escola do Brasil com ensino bilíngue de português e mandarim, com especialização em matemática.
Localizado no bairro de Charitas, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China funciona em um prédio histórico, que já abrigou a residência de veraneio da princesa Isabel.
A escola foi criada em parceria entre o governo do Rio de Janeiro e a Universidade de Heibei, na China, para oferecer ensino especializado em ciências exatas e em inglês e mandarim. Os alunos foram selecionados no ano passado, tendo sido privilegiado quem já estudava na rede pública estadual.
A universidade chinesa envia professores e material didático para a escola e a ideia é oferecer intercâmbios entre estudantes dos dois países. Através da parceria com a Universidade de Hebei, os alunos poderão se candidatar, ao final do curso, a um intercâmbio na instituição chinesa.
A previsão é que até 2017 a escola esteja a funcionar na sua capacidade plena, com 216 estudantes nos três níveis do Ensino Médio. Além das aulas regulares, os estudantes também têm acesso à sala de música, piscina e até sessões de pilates.
Segundo informações do portal Sapo, o colégio tem metodologia semelhante à da Escola da Ponte, no Porto, com ensino integral que tem em conta as aptidões e capacidades do aluno numa constante orientação vocacional e socio-emocional.
– O estudante chega muito jovem ao ensino médio. Aqui, nós oferecemos uma disciplina que o ensina a administrar o seu tempo, o que ele pode fazer para atingir o seu objetivo de vida. Essa disciplina é uma inovação aqui no Rio- , explica Patrícia Tinoco, subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro.
A escola integra o Programa Dupla Jornada, que oferece Ensino Médio Regular, aliado a disciplinas profissionalizantes, experimentais ou com foco em idiomas estrangeiros. Além desta, existem outras três escolas públicas bilíngues no Rio de Janeiro: de inglês, francês e espanhol. Uma nova unidade, com foco no ensino da língua alemã, está em negociação no governo estadual.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.