Que atire a primeira pedra quem mora em zonas urbanas e nunca ficou incomodado com o barulho absurdo do caminhão de lixo, principalmente a noite. Além de barulhento esses caminhões quase sempre movidos a diesel, são bastante poluidores pelo seu alto consumo. Esse problema agora parece já ter solução.
No interior de São Paulo, mais precisamente nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos, já circula desde o fim do ano passado (2016) um caminhão 100% elétrico. O projeto é fruto de uma parceria entre a Corpus Saneamento e Obras e a fabricante chinesa BYD.
O modelo, que possui uma capacidade de compactação de lixo equivalente aos caminhões de mesma finalidade e tamanho, precisa de apenas 2 horas para carregar as baterias, que permitem uma autonomia de até 8 horas de pleno funcionamento (Circular e compactar em simultâneo).
A BYD informa que as baterias além de recicláveis, possuem vida útil de cerca de 40 anos. A empresa de seneamento por sua vez possui planos ainda mais ambiciosos. Para fechar um ciclo sustentável pretendem carregar as baterias do caminhão com a energia gerada através do próprio lixo coletado e posteriomente processo no aterro.
Outra cidades já demonstraram interesse em adquirir o modelo.