(Imagem: Reprodução Bit Magazine)
O Brasil acaba de ganhar o primeiro escritório da plataforma Pinterest na América Latina. Por enquanto, o recém-inaugurado escritório localizado em São Paulo é ocupado por apenas uma pessoa: Ricardo Sangion.
Ao ser escolhido pela empresa do Vale do Silício para elevar a presença da plataforma no país, o executivo deixou o cargo que ocupava na Microsoft e começou a rondar São Paulo em busca de novas parcerias.
Quando questionado sobre a razão da escolha do Brasil para ser o primeiro escritório da América Latina, Ricardo Sangion explicou em declarações à Bit, que o Brasil está entre os dez países mais importantes em relação à quantidade de usuários na plataforma. Além disso, foi um dos países que mais cresceu em 2014 em número de usuários ativos.
– Estamos muito animados por estarmos fisicamente no Brasil, com um time por aqui passamos a ter olhos e ouvidos para os usuários e adeptos do Pinterest, é importante adequarmos o produto às características e gostos locais -, disse.
O country manager do Pinterest explica que a plataforma não tem atualmente concorrência:
– Não nos vemos como uma rede social. Somos uma plataforma de descoberta para o planejamento de sonhos. Neste momento, não há concorrentes neste espaço.
O Pinterest é usado para criar “boards” (painéis ou murais) de imagens que podem ser temáticos (decoração, objetos de desejo etc). Seu caráter social é permitir que usuários acompanhem atualizações dos murais de outros, e façam “repin” (copiar para um álbum seu uma foto com a qual esbarrou navegando).
Há integração com sites que incluem um botão de compartilhamento em imagens – caso do Flickr.
O próximo passo do Pinterest no Brasil é aumentar o time. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o escritório brasileiro deve selecionar logo outros três profissionais: diretores de comunidade, parcerias e de marketing.