Brasil e China ligarão Oceano Atlântico e Pacifico através de linha férrea
(Imagem: Reprodução Wikimedia)
A presidente Dilma Rousseff e o 1º Ministro Chinês Li Keqiang deram a conhecer recentemente que encontra-se em estudo de viabilidade a construção de uma ferrovia transoceânica entre o Litoral Atlântico do Brasil e o oceano pacífico, através do Peru.
O percurso previsto parte da Ferroviária Norte em Campinorte (Estado do Tocantins), passando por Lucas do Rio Verde (Estado do Mato Grosso), pelo Acre e em seguida atravessa a cordilheira dos Andes, terminando em um porto do Peru, relatou a presidente brasileira através do Blog do Planalto.
O orçamento do novo percurso ferroviário está estimado em cerca de 50 milhões de dólares (aproximadamente 44 milhões de euros), investimento suportado pelo acordo feito entre a Caixa Económica Federal (2º maior banco público brasileiro) e o Banco Industrial e Comercial da China.
Dilma não deixou de lado os agradecimentos ao representante peruano, Ollanta Humala, afirmando que a nova travessia pelo continente sul-americano será uma rampa para a Ásia, saindo do Brasil.
Com a visita de Li Keqiang ao Brasil, foram assinados 35 acordos bilaterais entre os dois países, que têm por objetivo acelerar o desenvolvimento da economia brasileira, vincou o Ministro brasileiro das Relações Exteriores. O plano prevê a construção de infraestruturas, o desenvolvimento do comércio, a exploração de minas e maior diversificação da matriz energética, com um orçamento total avaliado em 53,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 47 mil milhões de euros).
Um exemplo é o acordo assinado entre o Banco da China e a Bolsa de Valores de São Paulo para prover acesso chinês ao mercado brasileiro de capitais.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.