O Brasil está a construir a primeira cidade 100% inteligente e sustentável, e pretende tornar-se referência para outros municípios do país. Os envolvidos no projeto acreditam que será inaugurado ainda este ano.
Os idealizadores dizem que o foco será a população de baixa renda, uma alternativa que refletirá nos preços e nas facilidades que serão praticadas. O empreendimento está a ser construído no Ceará e chamar-se-á Croatá Laguna EcoPark.
O empreendimento está localizado em Croatá, interior do Ceará, numa posição estratégica, próxima do Porto do Pecém, que segundo estimativa será o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas até 2025. Na primeira fase contará com espaço residencial para 150 casas além de áreas destinadas ao lazer, comércio, serviços públicos e indústria.
O que se pode esperar desta primeira “smart city” do Brasil? Revelamos algumas:
- – Corredores verdes ao longo de toda a cidade;
- – Ciclovias de ponta a ponta dentro do município;
- – Tratamento de águas residuais;
- – Aproveitamento de águas pluviais;
- – Aplicativos para serviços de mobilidade compartilhada — como carros, motos e bicicletas;
- – Infraestrutura digital com wifi grátis para todos os moradores:
conforme pode ser comprovado na reportagem feita pela Tecmundo :
Trata-se de iniciativa conjunta de duas organizações italianas, Planeta Idea e SocialFare — Centro para a Inovação Social, com a StarTAU, Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv, líder nos setores de alta tecnologia. Ambos compartilham esforços para gerar impacto social e tecnológico, e vão forjar o futuro das cidades inteligentes no Brasil.