A XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira assume uma forte componente lusófona, albergando também a VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com cerca de 250 participantes, sendo que 180 são jovens artistas.
Fernando Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, deu ênfase e disse que este evento é “um sonho concretizado”, o de poder “alargar a bienal mais antiga do país e da Península Ibérica aos países da CPLP”. Segundo os organizadores, a iniciativa pretende promover o intercâmbio entre os jovens da CPLP, bem como o debate de temas com base nas perspetivas culturais de cada um e nas diversas formas de expressão.
Um evento que permitirá que haja um importante encontro, que reunirá também membros dos Governos responsáveis pelas áreas da Juventude e do Desporto da CPLP e as respetivas delegações.
A iniciativa conta com a presença de ministros e representantes dos nove países membros.
Este evento está a ser organizado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude de Portugal, com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira.