Um grupo de policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio frequentará aulas de meditação transcendental para reduzir o estresse da profissão.
Em declarações ao jornal Folha de São Paulo, o coronel Robson Rodrigues, chefe da polícia militar da cidade, afirmou que a técnica será destinada a inicialmente a 400 elementos e se tiver resultados poderá ser alargada.
A menos de um ano dos Jogos Olímpicos, a insegurança continua a ser um desafio para as autoridades, sendo frequentes as trocas de tiros entre traficantes e elementos da polícia e entre grupos rivais nas favelas.
Segundo o jornal, as aulas serão financiadas pela David Lynch Foundation, uma organização criada pelo cineasta norte-americano, famoso por filmes como “Blue Velvet” (1986) e “Muholland Drive” (2001).
Essa não é a primeira vez que policiais brasileiros apelam para a paz interior em busca de equilíbrio na profissão. Em maio deste ano, 51 policiais civis do Espírito Santo realizaram aulas de meditação num mosteiro.