(Imagem: Reprodução)
Uma peça do troféu original da Copa do Mundo, que foi roubado no Brasil em 1983 e nunca mais recuperado, foi encontrada em um porão da sede da Fifa, na Suíça.
A peça fazia parte da base do troféu Jules Rimet e tem uma gravação com os nomes dos primeiros quatro campeões do mundo: Uruguai em 1930 e 1950 e a Itália em 1934 e 1938.
A taça, que foi entregue em definitivo ao Brasil após a conquista do tricampeonato mundial em 1970, foi roubada no prédio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, em 1983.
Feita de lápis-lazúli, a base octogonal azul tem dez centímetros de altura e foi retirada da taça original no ano de 1954, quando o troféu recebeu um novo suporte. A relíquia será exposta no museu da Fifa, que tem inauguração prevista para março do próximo ano.
A mesma taça já havia sido roubada – e recuperada – em 1966, na Iglaterra.
Ao contrário do troféu anterior, que foi entregue em definitivo ao Brasil como primeiro país a conquistar três Copas do Mundo, a atual taça (redesenhada para a Copa da Alemanha em 1974) permanece sempre com a Fifa, e uma réplica é entregue aos tricampeões.