Banco de Portugal lança moeda “Eusébio”
Lançada no passado dia 23 de Maio, a moeda “Eusébio” acaba de ser colocada em circulação pelo Banco de Portugal. É uma moeda de 7,5 euros, desenhada por André Carrilho, integrada na série “Ídolos do Desporto”.
As características da moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 64 -B/2016, publicada no Diário da República, 1.ª série — n.º 63, de 31 de Março. A distribuição da moeda ao público será efectuada através das Instituições de Crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal.
A moeda foi produzida em liga de cuproníquel e tem 33 mm de diâmetro. Serão emitidos cem mil exemplares em cuproníquel (valor máximo), mas poderá haver uma emissão especial de até cinco mil moedas em prata e até 2.500 moedas em ouro, todas com acabamento especial “proof“.
Quem foi Eusébio
Eusébio da Silva Ferreira, mais conhecido por Eusébio (Lourenço Marques, 25 de janeiro de 1942 — Lisboa, 5 de janeiro de 2014), foi um futebolista português, nascido em Moçambique durante a época colonial. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS), especialistas e fãs. Recebeu a alcunha de “Pantera Negra”.
Eusébio ajudou a Seleção Nacional Portuguesa a alcançar o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966, sendo o maior marcador da competição (recebendo a Bota de Ouro), com nove golos (seis dos quais foram marcados em Goodison Park) e tendo recebido a Bola de Bronze.
Ganhou a Bola de Ouro em 1965 e ficou em segundo lugar na atribuição da mesma em 1962 e 1966. Eusébio jogou pelo Sport Lisboa e Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol, sendo associado principalmente ao clube português, e é o melhor marcador de sempre da equipa, com 638 golos em 614 partidas oficiais.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.