As moedas nacionais de Angola e Moçambique estão entre as dez que mais desvalorizaram em 2016
As moedas nacionais de Angola e Moçambique estão entre as dez que mais se desvalorizaram durante o ano passado, com o kwanza (de Angola) a cair quase 20% e o Metical (de Moçambique) a perder mais de 30%. Assim, de acordo com a evolução das moedas nacionais durante 2016, figuraram entre as dez piores, só superadas pelas moedas da Nigéria, Venezuela, Suriname e Egipto.
A moeda angolana desvalorizou oficialmente 18,9%, ficando ligeiramente melhor do que a moeda moçambicana, à frente das moedas da Mongólia, Congo e Serra Leoa. Os dois países da CPLP, enfrentam um significativo abrandamento económico decorrente da quebra dos preços das matérias-primas, nomeadamente do petróleo, e do próprio crescimento mundial.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) e os doadores do Orçamento do Estado suspenderam a ajuda a Moçambique em Abril de 2016, no seguimento da divulgação de empréstimos ocultos garantidos pelo Governo, entre 2013 e 2014, no valor de mais de 1,4 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), e que se somaram aos encargos já conhecidos da Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), contratados em igual circunstância.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.