CulturaSociedade

As capulanas mais bonitas do mundo

As capulanas mais bonitas do mundo são uma seleção Conexão Lusófona dos padrões e usos mais interessantes e de bom gosto que conhecemos para esse tecido versátil e maravilhoso. Estará sempre em atualização e também aberta para as suas sugestões.

 

A capulana aportou em Moçambique há largos séculos. Desta forma, as suas raízes expandem-se até ao coração cultural do país. Este pedaço de tecido retangular, fabricado nas mais diversas dimensões, comporta mais do que cores quentes e alegres.

 

Ao longo dos anos, ganhou uma importância avassaladora, conquistando o púlpito de característica singular do território moçambicano. Se outrora servia apenas para cobrir o corpo das mulheres, nos dias que correm passou a ser um ícone de vestuário indiscutível. Evoluiu em termos de textura, material, cores e até na sua utilização, apoderando-se de um lugar cativo nas indústrias da moda e decoração.

 

Lenços feitos de capulanas

A utilização do lenço na cabeça no continente africano tem incontáveis facetas, existindo, por sua vez, diversas formas de o atar e usar. Segundo as crenças culturais, o lenço, além de servir de proteção para a chuva, é visto como um talismã que protege as mulheres contra os espíritos malignos, sendo percecionado, nas comunidades locais, como um símbolo de respeito.

 

 

Vestuário feito de capulanas

 

Saias,vestidos & conjuntos

 

 

Roupa de banho

 

 

Acessórios e complementos inspirados em capulanas

 

 

Decoração

 

 

 

 

Capulanas para homens

 

 

 

 

Conhece alguma capulana maravilhosa que gostava de ver nessa lista? Envia para redacao@conexaolusofona.org

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.