Uma das receitas mais vistas, ouvidas e apreciadas no Brasil é o bolo de fubá — um tipo de farinha de milho fina. Ele pode ser simples, cremoso ou com erva-doce, mas é um bolo tipicamente acompanhado com café ou com chá, pela manhã ou pela tarde. Bolo de fubá é tradição!
O fubá
Durante a época do Brasil colonial, não era comum a plantação de trigo no país. Ou seja, apesar de as tentativas de plantio terem começado ainda no século XVI, pelas mãos dos portugueses, apenas no século XVIII o grão tornou-se corrente. Já o milho, por outro lado, sempre foi cultivado, sendo parte fundamental da alimentação indígena. Isso facilitava o encontro da matéria-prima para fazer bolos e pães. Além do mais, o milho também é parte forte da cultura africana e, como estas duas são duas fortes constituintes da cultura brasileira, não poderia ficar de fora da alimentação tradicional.
Eventos muito típicos no Brasil, as festas de santos nas regiões nordeste e sudeste — as mais povoadas na época colonial — sempre acompanhavam comidas e foram responsáveis pela massificação do fubá, que corria de região em região pelas mãos dos tropeiros e mascates. As comidas feitas com milho são tão variadas quanto cuscuz, farofa, pudim, pamonha, canjica ou curau. Cada qual com um tipo mais grosso ou fino de farinha. As mais grossas, em flocos, chamam-se farinhas de milho as mais finas, moídas, chamam-se fubás.
Seguem as dez melhores receitas de bolo de fubá para aproveitar em família:
1) Bolo de fubá cremoso, o queridinho
- 4 ovos
- 4 copos de leite
- 3 copos de açúcar
- 2 colheres de farinha de trigo
- 1 e 1/2 copo de fubá
- 2 colheres de margarina
- 100 g de queijo ralado
- 1 colher de fermento em pó
Misture todos os ingredientes (exceto o fermento) em uma terrina ou liquidificador, até obter um creme. Após isso, acrescente o fermento e despeje a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos. Espere esfriar para ficar mais endurecida e sirva. Lembre-se que se gostar menos doce, é só mexer no açúcar, se quiser menos cremoso, só mexer no leite. Há quem polvilhe com açúcar, há quem polvilhe com coco ralado… Aproveite!
2) Bolo de fubá com erva doce, o da avó
- 3 ovos inteiros
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de fubá
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher (chá) de erva doce
Bata no liquidificador os ovos, o leite e o óleo e só depois acrescente o fubá, a farinha e o açúcar. No final, misture levemente com uma colher a erva-doce e o fermento. O fermento reage a partir do momento do contato com o líquido, por isso é importante ir por último. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno a 160° por 30 minutos. Está pronto para ser acompanhado por chá ou café!
3) Bolo de fubá vegano, o moderninho
- 1 xícara e 1/2 (chá) de farinha de trigo com fermento
- 1 xícara (chá) de fubá mimoso
- ½ xícara (chá) de óleo de girassol
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 tampinha (chá) de fermento em pó
- 2 xícaras (chá) de leite de soja aquecida
- 1 pacotinho de erva doce em grão
- Óleo de girassol e fubá mimoso para untar e enfarinhar a forma
Unte e enfarinhe uma forma média redonda com aro, usando o óleo de soja e o fubá, enquanto o forno está sendo aquecido na temperatura máxima por 10 minutos. Em uma batedeira, misture todos os ingredientes, menos o fermento. Em seguida acrescente o fermento em pó. Essa massa, despeje na forma untada, baixe a temperatura mínima e coloque no forno por 45 minutos. Depois, aumente para temperatra média-alta e deixe dourar. Esse bolo precisa esfriar e ir à geladeira, não é ideal comer no mesmo dia, como os clássicos da avó.
4) Bolo de fubá sem glúten, sem lactose e sem açúcar, o fitness
- 2 ovos
- 1 copo de suco de laranja
- 1 copo de açúcar orgânico
- Menos de ½ copo de óleo de canola
- 1 copo bem cheio de farinha de milho
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de fubá
A primeira medida para a receita tem que ser tomada ainda na hora da compra dos ingredientes, ao olhar atentamente o que está escrito no pacote de fubá. Como alguns fubás são ensacados nas mesmas máquinas nas quais as empresas ensacam trigo, podem estar contaminados com glúten. O fubá em si — como é vindo do milho — não tem glúten. Já em casa, não há mistério: basta misturar tudo no liquidificador e despejar a massa em uma assadeira untada com óleo e polvilhada com farinha de arroz. Leve ao forno aquecido previamente por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.
5) Bolo de fubá com coco, o tropical
- 2 xícaras de chá de fubá mimoso
- 1 1/2 xícaras de chá de leite
- 4 ovos
- 1 xícara de chá de açúcar
- 3 colheres de margarina derretida
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 50 g de coco ralado
Separe as claras das gemas, bata as claras em neve (em castelo) e deixe de lado. Em uma batedeira, misture as gemas, o açúcar e a margarina derretida, até virar um creme e então coloque o leite, o fubá, a farinha de trigo, o coco ralado e o fermento. Bata bem. Por último acrescente as claras em neve, misturando com uma colher bem devagar, para não perder o ar que fica preso nas claras. Unte a forma com margarina, polvilhe farinha de trigo e coloque a mistura ali dentro, levando ao forno para assar em fogo baixo por 45 minutos. Está pronto!
6) Bolo de fubá recheado com goiabada, o guloso
- 1 xícara (chá) de leite
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de fubá
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 100 g de goiabada em filetes finos
No liquidificador, bata o leite com o óleo, o ovo e o açúcar e, aos poucos, acrescente a farinha misturada com o fubá e o fermento. Despeje em forma untada e enfarinhada e espalhe a goiabada por cima. Pressione alguns pedaços para o interior, mas sem tocar no fundo, apenas para desaparecer das vistas. E asse em forno médio aquecido a 180 ºC por cerca de 40 minutos.
7) Bolo de fubá de frigideira, o em crise de identidade
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de fubá
- 1 colher de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de café de erva doce (ou coco)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de leite (ou água)
- 1 colher de café de fermento em pó
Misture todos os ingredientes com um garfo e, quando tudo estiver mais homogéneo, acrescente o fermento. Unte uma frigideira com manteiga e, em fogo bem baixo, coloque a massa resultante e tampe. Após cerca de 2 ou 3 minutos, vire do outro lado, tampe novamente e deixe mais um pouco. E está pronto! Um bolo delicioso que pode até ser confundido com panqueca ou crepe, ideal para refeições rápidas, como café-da-manhã e lanche da tarde.
8) Bolo de fubá com linhaça, o económico em calorias
- 2 xícaras de fubá
- 4 colheres de sopa de farinha de linhaça
- 1 xícara de chá de açúcar de coco
- 3 ovos
- 4 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 xícara de leite de coco
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento, até a mistura ser homogênea. Só então misture o fermento, delicadamente. Como visto nas outras receitas, o fermento é sempre o último a ser acrescentado, pois reage com os líquidos. Despeje a massa em assadeira com um furo no meio untada e enfarinhada. E asse por 30 a 40 minutos a 180 graus.
9) Bolo de fubá com chocolate, o sonho
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 3/4 de xícara de óleo
- 1 xícara de fubá
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó
- 3 colheres de sopa de achocolatado
- 3 colheres de sopa (cheia) de coco ralado
Cobertura: - 7 colheres de açúcar
- 3 colheres de achocolatado
- 3 a 4 colheres de água
Para a massa, misture todos os ingredientes no liquidificador, exceto o achocolatado e o fermento. Acrescente o fermento em pó e misture (pouco). Separe essa massa em três partes. Coloque uma das três partes da massa em uma forma untada e enfarinhada. A segunda parte, misture com as três colheres de achocolatado e coloque por cima da primeira. E depois coloque a terceira parte. Coloque no forno por 30 minutos e está pronto. Depois é só desenformar e colocar a cobertura. Ela é feita simplesmente misturando os ingredientes acima, sem necessidade de ir ao fogo. O que pode dar um toque especial é, depois de colocada a cobertura, levar ao forno para derreter um pouco. Mas é opcional.
10) Bolo de fubá com carne moída, o rebelde
- 1 xícara (chá) de leite
- 4 ovos
- 2/3 de xícara (chá) de óleo
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá
- 1 xícara (chá) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Margarina e farinha de trigo para untar
Recheio: - 500g de carne moída
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola grande ralada
- 1 lata de molho de tomate pronto
- 1/2 xícara (chá) de coentro picado
- Sal a gosto
Ao contrário dos mais conhecidos, este é um bolo salgado. Para fazer o recheio, refogue carne, alho e cebola em azeite. Adicione o molho de tomate, sal, coentro e misture. Reserve. No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa por 5 minutos e despeje metade em uma forma untada e enfarinhada. Espalhe o recheio de carne moída e cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos ou até assar e dourar levemente.