MoçambiquePolíticaSão Tomé e Príncipe

Antigo Presidente de Moçambique lidera missão de Observação Eleitoral em São Tomé e Príncipe

Leya

 

Trata-se de Armando Emílio Guebuza, antigo Presidente de Moçambique, que irá chefiar a missão de Observação Eleitoral da União Africana (UA) às presidenciais em São Tomé e Príncipe, marcadas para dia 17 de Julho.

 

O ex-Chefe de Estado moçambicano vai liderar, no total, uma missão de 25 observadores em representação da UA que foram escolhidos entre membros do Comité de Representantes Permanentes da UA, Parlamento Pan-Africano, organismos africanos de gestão eleitoral, organizações da sociedade civil que trabalham na área da democracia, governação e eleições em África e de peritos eleitorais independentes.

 

A União Africana reitera que a escolha de Armando Emílio Guebuza deve-se à sua vasta experiência e cometimento no reforço da paz e democracia em África. Recordando que em 2015, Armando Guebuza, que cessou o seu segundo mandato como Presidente moçambicano no início do mesmo ano, chefiou a missão de observação da UA às eleições gerais na Tanzânia.

 

No que diz respeito às eleições propriamente ditas, são cinco os candidatos: o actual Presidente, Manuel Pinto da Costa, os antigos primeiros-ministros Maria das Neves (apoiada pelo MLSTP-PSD) e Evaristo de Carvalho (apoiado pela ADI), o economista Hélder Barros e o biólogo Manuel do Rosário.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.