Conexão Lusófona

Ano-novo chinês: cinco coisas que você precisa saber

(Imagem: Reprodução Daily New)

No dia 8 de fevereiro comemora-se o ano-novo de acordo com um dos mais antigos calendários existentes: o chinês. A data também marca o novo ano zodiacal, dando início ao ano do macaco.

 

Veja cinco curiosidades sobre esta celebração:

 

A data muda todos os anos
(Imagem: Reprodução History.com)

A data do ano-novo chinês é diferente todos os anos. Isso porque os chineses seguem um calendário diferente do que os países do ocidente. Ele é baseado nos ciclos lunares que se iniciam mensalmente. Por este motivo, cada ano chinês tem um número variável de meses.

 

Em algumas versões do calendário chinês, celebra-se atualmente o dobro de anos do calendário gregoriano ocidental. alguns chineses celebram agora o ano 4714, enquanto outros comemoram a chegada do ano 2130.

 

Na verdade, são dois anos diferentes
(Imagem: Reprodução History.com)

O dia 8 de fevereiro marcou a chegada do novo ano chinês, mas os calendários divergem quando o assunto é o ano corrente: 4714 ou 2130.

 

Em algumas versões do calendário chinês moderno a contagem dos anos é contínua, enquanto em outras o calendário é cíclico. Então, dependendo da região da China, comemora-se anos diferentes.

 

 

Este é o ano do macaco
(Imagem: Reprodução International Business Times)

Na cultura chinesa, cada ano é marcado por um dos cinco elementos: ouro (metal), água, madeira, fogo ou terra. Os chineses também relacionam cada novo ano a características de 12 animais do zodíaco: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

 

Portanto, o ano de 2016 é o ano do “macaco de fogo”, com início no dia 8 de fevereiro e fim no dia 27 de janeiro de 2017.

 

Nada de branco, a cor predominante é o vermelho
(Imagem: Reprodução History.com)

Enquanto no Brasil, por exemplo, quase todos se vestem de branco para celebrar o novo ano, na China, a cor escolhida é o vermelho. A cor representa a fortuna e o sucesso na cultura oriental.

 

A comemoração dura 15 dias
(Imagem: Reprodução History.com)

Se você acha que o carnaval já é uma longa comemoração, saiba que as celebrações do ano-novo chinês demoram mais ainda: elas só acabam no 15º dia do ano, com o Festival das Lanternas, que também marca o início da primeira lua cheia do ano.

 

Exit mobile version