Angola: o dia da decisão e da mudança?
Hoje (23) é dia de eleições em Angola, mais de 9 milhões de eleitores serão chamados para votar naquele que deverá ser o próximo Presidente da República, 37 anos depois da liderança de José Eduardo dos Santos.
Sob suspeitas de várias irregularidades, desde a viciação de listas de voto; a manifestação dos brigadistas da Comissão Nacional de Eleições; a mudança de postos de votação, entre outros aspectos, reina uma vontade de mudança sobre o actual rumo de Angola.
As sondagens sobre os prováveis vencedores foram o centro do debate durante uma campanha eleitoral aparentemente calma, mas minada por ataques verbais entre os candidatos e o uso de meios públicos por parte do partido no poder.
Após um impasse para permitir a participação da União Europeia como observador, espera-se que haja uma monitoria minuciosa sobre o decorrer das eleições que juntam a missão dos observadores da CPLP e da União Africana.
Ao nível das redes sociais, a Jiku, uma plataforma cívica de monitoria eleitoral, será o principal meio independente a relatar o dia da votação em tempo real. A Conexão Lusófona irá acompanhar o decurso das eleições e a divulgação dos vencedores.
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.