(Imagem: Reprodução Angop)
Angola inaugurou nesta segunda-feira (5) a sua primeira academia de artes, uma infraestrutura com capacidade para receber 2.500 alunos nas áreas de Artes Visuais e Plásticas, Dança, Música, Teatro e Cinema.
O Complexo das Escolas de Artes (CEARTE), que começou a ser construído em 2007, possui 20 salas de aulas, biblioteca, internato para 164 alunos, auditório de 300 lugares, anfiteatro ao ar livre com 400 lugares, pavilhão poliesportivo e laboratórios de informática, física e química.
O novo complexo escolar permitirá ao país formar profissionais especializados nos mais diversos ramos das artes, nos níveis médio e superior, com recurso a professores angolanos e cubanos, ao abrigo da cooperação existente entre os governos dos dois países, segundo informações do portal Rede Angola.
A instituição destina-se à formação de profissionais-intérpretes, criadores e docentes em diversas áreas culturais, inserindo-se no domínio do ensino artístico especializado. A mesma irá preparar profissionais dotados de conhecimentos e capacidades técnicas e artísticas para o livre exercício da sua atividade profissional, assim como inserção no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que lhes darão acesso ao nível superior.