Cabo Verde e Angola elevam o nível de relações colocando-o ao nível de uma parceria estratégica. O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva que esteve de visita oficial a Angola, considerou positiva “reflectiu-se em algumas decisões importantes”, que vão permitir além daquilo que tem sido a cooperação tradicional, considerou José Ulisses Correia e Silva.
Das “decisões importantes” importa salientar a isenção, recíproca, de vistos em passaportes ordinários de cidadãos dos dois países, confirmado pela diplomacia angolana “As duas partes têm também a honra de anunciar a efectivação da isenção de vistos para os cidadãos dos dois países nos respectivos passaportes ordinários” plasmado nas conclusões da reunião bilateral.
A cooperação empresarial para investimentos também esteve em foco um conjunto de oportunidades que foram apresentado para aos empresários investidores de ambos os países.
Um outro acordo marcante foi o anúncio que as transportadoras aéreas estatais de Angola e Cabo Verde, TAAG e TACV, deverão retomar este ano as ligações aéreas entre os dois países, interrompidas desde finais de 2016, através de uma exploração conjunta em moldes a definir.
Cabo Verde dará apoio técnico a Angola, fruto da assinatura de um protocolo de cooperação no domínio da administração autárquica, prevendo a formação técnica nesta área, numa altura em que as primeiras eleições autárquicas angolanas estão previstas para 2020.