Em 30 de novembro de 1935 um dos escritores portugueses mais renomados faleceu, aos 47 anos, vítima de complicações hepáticas. Passados 80 anos de sua morte, as obras de Fernando Pessoa são reconhecidas dentro e fora de Portugal. Um exemplo é o projeto do cineasta e músico baiano André Luiz Oliveira, de 67 anos, que reuniu 33 artistas brasileiros e portugueses para interpretar, em forma de música, 44 poemas de “Mensagem”, a única obra publicada em vida pelo escritor, em 1934.
Entre as composições, há “O Infante” na voz de Caetano Veloso e “A Última Nau” com a interpretação de Ney Matogrosso. Entre as vozes brasileiras, destaque ainda para Gilberto Gil, Elba Ramalho, Gal Costa, Milton Nascimento, Daniela Mercury, Zeca Baleiro e Carlinhos Brown. Já os entre os portugueses, participaram Carlos do Carmo, Dulce Pontes, António Zambujo e Glória de Lurdes.
Denominado Baú Mensagem, o projeto lançado este ano conta com 2 DVDs e 3 CDs lançados pela Warner Music, com os poemas musicados por André Luiz, que atualmente vive em Brasília. No baú há ainda a reedição do livro “Mensagem” e um caderno de fotos. E um motivo bem forte definiu a escolha por uma caixa de madeira para o lançamento. Era também num baú de madeira que Fernando Pessoa guardava suas obras.
O projeto foi iniciado ainda na década de 80, com a composição de Mensagem 1, ainda em disco de vinil. O Mensagem 2 foi produzido em 2003, já em formato CD e DVD e o Mensagem 3 foi finalizado em 2014. Versátil, André Luiz sempre trabalhou em projetos paralelos. Como cineasta, um dos destaques de sua carreira é o filme “Meteorango Kid: O herói intergalático”, lançado em 1969.
Além das canções dos CDs, entrevistas com os artistas convidados e imagens de Portugal estão disponíveis nos DVDs. O trabalho é uma ótima oportunidade para homenagear o escritor, considerado um dos portugueses mais universais de sempre.
Fonte: Correio 24 horas