Trata-se de uma passadeira antigravitacional que, devido às suas características singulares, é capaz de acelerar o processo de recuperação de lesões. Desenvolvido por engenheiros da NASA, o aparelho foi concebido para ajudar no treino dos astronautas, permitindo uma reabilitação não evasiva da função muscular e articular na ausência parcial da gravidade.
Graças à sua “fórmula imbatível”, este equipamento deixou de ser utilizado exclusivamente no setor espacial, passando a ocupar um lugar cativo no coração dos desportistas. Impressionou até o icónico futebolista Cristiano Ronaldo que, de acordo com a imprensa internacional, faz um uso recorrente da Alter G para recuperar de eventuais danos físicos.
Segundo os especialistas, é considerado o melhor equipamento de fisioterapia do mundo, permitindo aos atletas correrem (numa passadeira) com uma redução do peso do corpo até 80%. Este cenário só é possível devido ao seu sistema antigravidade incorporado.
Claro que o mérito da recuperação de um desportista não se deve totalmente a esta máquina. No caso do craque português, a excelente forma física e os treinos diários facilitam a aceleração do seu processo de cura; independentemente da lesão muscular.
Se por acaso se interroga sobre preços, a passadeira Alter G custa cerca de US$ 24 mil (aproximadamente 18 mil euros).
A passadeira Alter G permite:
• Reduzir a carga e o impacto sobre as articulações e os músculos, durante o exercício físico;
• Reabilitar de forma mais rápida, reduzindo o impacto e a dor enquanto o processo de recuperação decorre;
• Permite o início da recuperação física, mesmo depois de uma lesão ou cirurgia, de forma segura, completa e célere;
• Recuperar depois da prática de exercício físico ou competição, incentivando a “recuperação ativa”.
Em baixo, deixamos-lhe um vídeo que demonstra como a Alter G funciona.